Ideb: Piauí avança nos anos iniciais do ensino fundamental; estado alcança a maior nota do nordeste do ensino médio e é destaque nacional

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nessa quarta-feira, 14 de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. De acordo com o indicador, Piauí alcançou 5,9 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,8 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, a meta também foi atingida com 5,2 pontos.
Já no ensino médio, o Piauí registrou 4,5 pontos. Com isso, o ensino médio no Piauí alcançou a maior nota entre os estados do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) de 2023, conforme abaixo.

Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o resultado e afirmou que "esse é um reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade. Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas", postou.

Com o avanço, demonstrado em número, o Piauí se destaca nacionalmente. O jornal Estadão, inclusive, destacou algumas estratégias que foram essenciais para o progresso na educação: a) Ampliação do número de escolas em tempo integral; e b) Aumento de avaliações de aprendizagem para alunos e professores.
Os avanços são fruto de um compromisso com a qualidade da educação no Piauí desempenhado na gestão do governador Rafael Fonteles.
Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. "Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral", defendeu.
Para enfrentar os desafios nessas duas etapas de ensino, o MEC investe em programas como Pé-de-Meia, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no Ensino Médio, com previsão de atender quase 4 milhões de estudantes em 2024 com uma poupança de até R$ 9,2 mil ao longo de sua trajetória no Ensino Médio. Para garantir que os estudantes aprendam mais, o MEC também vem apoiando a criação de 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral com investimento de R$ 12 bilhões até 2026. Uma escola mais atrativa, com mais tempo e segurança em todo o Brasil é o foco do Programa Escola em Tempo Integral.
O Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) está implantando 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. O investimento é de R$ 2,5 bilhões. São R$ 25 milhões para cada unidade, sendo R$ 15 milhões para infraestrutura e R$ 10 milhões para compra de equipamentos e mobiliário. Serão 1,4 mil novas matrículas por instituto, totalizando 140 mil novas vagas para nossos jovens e garantindo a expansão da Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio.
Metas e projeções – O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o "Compromisso Todos pela Educação" (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.